Jared Houston, atleta de Cape Town, África do Sul, venceu, hoje, o Nazaré Pro 2015 – 5ª etapa do Circuito Mundial de Bodyboard que decorreu na Praia do Norte desde 29 de setembro. Tristan Roberts, também da África do Sul, terminou em segundo, em terceiro ficou Amaury Lavernhe e, em quarto lugar Pierre-Louis Costes. Numa manhã em que o temporal se abateu sobre a costa, os atletas deram o seu melhor nas ondas da Praia do Norte e disputaram, com grande empenho, os quartos-de-final, as meias-finais e as finais.

Durante seis dias, passaram pela Praia do Norte alguns dos nomes mais conhecidos desta modalidade, com títulos mundiais, vindo de vários pontos do mundo, como Mike Stewart, um dos maiores bodyboarders de todos os tempos, conseguindo 9 vezes o título de campeão mundial; e Pierre-Louis Costes, o francês que vive em Portugal, também com vários mundiais conquistados. Todos ficaram a conhecer ondas perfeitas, de todos os tamanhos, para os vários desportos de ondas, o que comprova a versatilidade e consistência das ondas da Praia do Norte, numa semana em que, praticamente, não houve ondas em praticamente todo o país.

Ao nível de resultados, no setor feminino, Ayaka Susuki foi a vencedora Nazaré Pro 2015. A japonesa bateu, na final, a campeã, Isabel Sousa, numa final intensa, em que Susuki fez uma onda sem resposta da brasileira, obtendo 7.50 e ficando com o título. Já Alexandra Rinder sagrou-se, na Nazaré, a nova Campeã Mundial de Bodyboard. Com 17 anos, a bodyboarder (Ilhas Canárias) renovou, na quinta-feira, na Praia do Norte, o título de Campeã do Mundo de BB. A APB – Association of Professional Bodyboarders, a nova organização mundial do bodyboard, incluiu no calendário oficial do tour a Praia do Norte, que é já uma referência para os amantes do desporto de mar, colocando, assim, a Nazaré ao lado de outros destinos mundiais destes desportos, como Teahupoo, Shark Island e Maldivas. Terry Mckenna, APB World Tour Manager, afirmou, hoje, sobre a realização desta prova na Nazaré que “se trata de uma vila espetacular e acolhedora, com ondas perfeitas e características fantásticas para o bodyboard, assim como para outros desportos de ondas”.

Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, que felicitou todos os atletas e acompanhantes que estiveram na Nazaré durante estes seis dias de competição, afirmou que o “Nazaré Pro 2015 foi mais um grande evento de ondas, que deu a conhecer a potencialidade da onda da Nazaré assim como a sua versatilidade para os vários desportos de ondas, o que foi, aliás, reconhecido pela própria APB ao ter inserido esta vila no seu calendário restrito de prova”.

Terminada a 5ª etapa do Mundial de Bodyboard na Praia do Norte, a Empresa Municipal Nazaré Qualifica e a APB formalizaram um acordo de parceria para o período 2016-2019, para a realização desta competição na Nazaré.