António Cardoso fez história ao vencer a etapa do Nazaré Pro 2017. É o primeiro português a conseguir este feito. Venceu, hoje, na final, o Campeão Mundial do Circuito APB, Ian Campbell.

“Sinto-me fantástico. Chorei de emoção”, disse o atleta da Nazaré. “Ganhar aqui é muito especial, e é uma vitória muito gratificante. Nasci nesta praia, mas nunca pensei chegar aqui, ao pódio. É uma lição para todos. Ter confiança em nós é muito importante para ganharmos” um desafio.

O atleta, que dedicou a vitória à mãe, que “sempre me incentivou” a seguir no desporto, disputou a final com o sul africano Ian Campbell.

Antes da entrada no mar, para a que seria a última prova do dia, e de onde iria sair vencedor da etapa, o bodyboarder local disse “ser muito especial estar numa final, na minha praia”.

Cardoso falou do futuro e disse que espera conseguir reunir as condições para fazer as provas que ambiciona ter na sua carreira profissional. Imparável, ao longo da época, participou em várias provas, foi 9º lugar no Brasil e 5º no Chile (ambas provas 5* Grand Slam); faltando apenas a Pipeline, Teahupo e Viana do Castelo. Era 17º do ranking mundial, antes da prova na Nazaré

A Praia do Norte entrou, definitivamente, neste ano, para o currículo de títulos de muitos atletas.

Ian Campbell sagrou-se, na Nazaré, o novo campeão mundial de bodyboard. O líder do Ranking Mundial, o sul africano, precisava vencer a bateria disputada com Diego Cabrero, e fê-lo, sagrando-se, assim, como o novo campeão mundial masculino de bodyboard, na Praia do Norte.

O sul-africano foi, aliás, um dos destaques na APB Tour, sempre com prestações impecáveis, e com duas subidas ao pódio: Sintra Pro e Viana do Castelo Pro.

Diego Cabrero, ultrapassado pela performance de Ian Campbell, e Alan Munoz, que perdeu o heat disputado com António Cardoso, disputaram, por sua vez, o o 3º e 4º lugar desta penúltima etapa do Circuito Mundial APB. O chileno ficou em terceiro. Diego Cabrero classificou-se em 4º lugar.

Na cerimónia de entrega de prémios, o Vice-Presidente da Câmara, Manuel Sequeira, expressou a sua satisfação pela forma como decorreu a prova, “onde se apuraram dois campeões mundiais do Circuito APB” e dois portugueses venceram o Nazaré Pro.

“Estamos na presença do 1º português a ganhar uma prova do circuito mundial APB e, que, por uma feliz coincidência, é da Nazaré”, disse o autarca, que deu, também os parabéns à campeã mundial feminina do Circuito APB, Joana Schenker, título que levou da Praia do Norte.

Alex Leon, Chief Executive Officer da APB, disse que “foi uma etapa incrível. A praia do Norte é fantástica. Obrigada pelo espetáculo”.

António Cardoso vence Prémio MEO Beachcam

O atleta Praia do Norte, António Cardoso, ganhou também o prémio MEO Beachcam, no valor de 250 euros, para o melhor português em prova, e visa congratular e apoiar o melhor resultado de um português em provas.

©S/M/L